quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Psicoterapia muda vidas!

ilustração de @amandaoleander

Ninguém passa pela vida sem sentir este aperto no peito, esta vontade de chorar. Ficar angustiada de vez em quando é normal, mas e quando ela não passa? 
Quando o nó na garganta não desfaz nem depois do choro, tira sua fome ou seu sono, rouba sua paz, a depressão pode ter se instalado. 
Depressão não é frescura nem coisa de gente desocupada ou que não tem uma vida equilibrada. 
Depressão pode aparecer em qualquer momento na vida de qualquer pessoa e por mais forte que você seja, por mais que você tente levar uma vida leve ela pode te dar uma rasteira nos momentos que você menos espera.
Nem sempre a depressão tem uma causa externa grave (como uma morte ou separação) ou uma explicação óbvia. Pessoas que "têm tudo" também ficam deprimidas. Lembre-se que há pouquíssimo tempo duas celebridades internacionais cometeram suicídio apesar da vida de notável sucesso (a estilista Kate Spade e o chef de cozinha Anthony Bourdain). Pessoas que têm fé ficam deprimidas.
Pessoas que têm objetivos e uma vida produtiva ficam deprimidas.
Pessoas que têm uma vida saudável, se exercitam e se cuida ficam deprimidas.
Depressão não é sinônimo de fraqueza de caráter nem falta do que fazer.
Depressão é uma doença assim como pressão alta ou diabetes. Requer cuidado, atenção e respeito. Quem tem depressão não deve se envergonhar - você não tem culpa se está deprimida!
Quando o nó na garganta não passa, é hora de procurar ajuda.
Consulte um psicólogo, se cuide.
Você merece se sentir feliz e, por mais difícil que possa parecer agora, você é capaz. Mas se não está conseguindo se livrar dos sentimentos ruins sozinha, procure um bom profissional para lhe ajudar. Psicoterapia muda vidas! 

Em todo o Brasil a ligação para o CVV (188) é gratuita .

Nenhum comentário:

Postar um comentário